Lista de Exercícios para as turmas dos 2o Anos: BAIXE AQUI.
Lista de Exercícios para as turmas dos 3o Anos: BAIXE AQUI.
segunda-feira, 28 de março de 2011
domingo, 27 de março de 2011
quinta-feira, 24 de março de 2011
2ª e 3ª SEMANAS – “(...) quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido”.
Decidi iniciar às 2ª e 3ª semanas ministrando aulas no estilo “tradicional”, ou seja, escrevendo no velho quadro sempre riscado. É engraçado a definição dada pelos educadores sobre o “tradicional”, e qual seria o inverso? Nessas semanas fiz questão de não usar o data-show. O excesso de um recurso por mais eficaz o torna cansativo.
Também já sinto uma acomodação das turmas, a rotina vai corroendo as relações. É difícil avaliar o perigo da liberdade e enxergar a linha dos limites... Relação complexa de afetividade, respeito e autoridade entre professor e aluno.
Semana de defesa de tese. Banca de professores contra aluno. Duelo desigual... Faço o jogo sem sentido e sou aprovado. Sou mais um com o título de Doutor entre tantos outros doutores sem títulos.
AULA DO 2o ANO: BAIXE AQUI O ARQUIVO: TERMOLOGIA, DILATAÇÃO, CALORIMETRIA e MUDANÇA DE FASE.
AULA DO 3o ANO: BAIXE AQUI O ARQUIVO: CAMPO ELÉTRICO;POTENCIAL ELÉTRICO e TRABALHO.
AULA DO 3o ANO: BAIXE AQUI O ARQUIVO: CAMPO ELÉTRICO;POTENCIAL ELÉTRICO e TRABALHO.
PRIMEIRA SEMANA - "ISSO É SÓ O COMEÇO ..."
A primeira semana de aula considero uma das mais importantes. É nela que estabelecemos os primeiros contatos e impressões. Nunca se sabe como os nossos fótons e ondas sonoras atigem os nossos alunos.
Acredito que os primeiros contatos entre professor e alunos devem ser dedicados sempre para causar uma boa impressão. O ritual antigo de conquista e simpatia que existe em toda relação, que às vezes (infelizmente) ao longo do ano se “torna sólido e depois pode se dissolver, desabar e diluir e desmanchar no ar”.
Nesses momentos iniciais o professor pode solidificar e despertar laços de confiança. Não gosto da relação de poder e domínio que o professor possui com os seus alunos, utilizando a sua mais poderosa e letal arma: a caneta vermelha.
A imagem da figura é um convite do Morpheus ao Neo (filme Matrix (1999)) para a liberdade. Sempre penso nessa imagem, as mãos estendidas com as pílulas azul e a vermelha, a possibilidade rara da escolha entre a ignorância e o conhecimento. Acredito que a ciência é a nossa pílula vermelha, a escolha que fazemos para a liberdade de pensamento e a possibilidade de novas visões do mundo.
Por fim, enviem os seus comentários. Sejam honestos, críticos, respeitosos e sejam vcs ...
BOM ANO PARA TODOS.
PS: Desculpem a demora para postar algum texto. As obrigações nos devoram feito traças e a preguiça nos atola.
AULA DO 2o ANO: BAIXE AQUI A 1a AULA: IMPORTÂNCIA DA CIÊNCIA
AULA DO 3o ANO: BAIXE AQUI A 1a AULA: HISTÓRIA DA ELETRICIDADE
Assinar:
Comentários (Atom)